Loading...

Desvendando 2018

03 de Outubro de 2018. Essa semana começou a contagem regressiva para irmos às urnas e elegermos um novo Presidente da República. Porém, dessa vez vai ser diferente. Não importa se você já vota há quarenta anos, ou se essa vai ser a sua segunda vez numa urna eletrônica. Dessa vez vai ter um gostinho diferente.

Eu digo isso porque hoje vivemos uma situação extraordinária na política brasileira. Penso que existem duas maneiras de enxergar essa fatídica sequência de eventos, que às vezes parece mais uma trama de um roteirista hollywoodiano. A primeira maneira é enxergar a crise como consequência de uma corrupção endêmica, institucionalizada, multipartidária e desestabilizadora. Não existe dúvidas de que essa análise clínica é verdadeira. Porém, existe o outro lado da moeda: a crise também pode ser vista como uma oportunidade de renovação na política brasileira. Por isso, começo esse projeto em outubro de 2017, logo após o relógio marcar os 365 dias até a eleições presidenciais de 2018.

No inicio dos anos 2000, o Brasil esbanjava êxito político e econômico. Milhões de pessoas saíram da pobreza, o PIB cresceu, o ritmo econômico acelerou. O Brasil era visto como o país do futuro, uma figura importante no cenário político internacional. Um curioso agora se pergunta, como nos desvirtuamos desse caminho tão promissor e chegamos aqui, em 2017? Essa é a grande questão que eu procuro desvendar através desse blog. Mais importante ainda, precisamos desvendar para onde estamos indo. Agora, nos encontramos num momento de mistério, pois ninguém pode prever com segurança o que vai acontecer em 2018.

Eu vim para os Estados Unidos para estudar política numa das instituições mais renomadas do mundo e tentar montar esse quebra-cabeça. Porém, quanto mais eu me engajo nesse assunto, percebo que não posso fazer isso sozinha. Eu acredito verdadeiramente no potencial de renovação dessa crise, mas isso só será possível através do engajamento dos nossos jovens. Por isso, por meio dessa plataforma, quero convidar o jovem brasileiro a refletir, discutir e desvendar as raízes dos nossos problemas. Assim, conseguiremos buscar respostas para perguntas que são difíceis e muitas vezes desconfortáveis. Faltam um pouco menos de 365 dias…

 

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR OS SEGUINTES POSTS

Comments (3)

  • Juliana Diniz 1 ano ago Resposta

    Vou acompanhar de perto seu blog, Gio. Adoro seus textos e sua visão sobre o cenário que estamos vivendo. A questão maior é quem terá gás e força para alcançar as oportunidades. Vamos que vamos!!!

  • Paula Bellotti 1 ano ago Resposta

    Precisamos de reflexões e uma juventude engajada! Parabéns pela iniciativa e posicionamento

  • Luciana Gravina 1 ano ago Resposta

    Parabéns pelo blog, Giovanna!! Além de apresentar os fatos de maneira que pareçam simples, você fundamenta as suas opiniões e ainda acrescenta informações que não estão disponíveis no dia-a-dia da mídia!! E isso tudo com apenas 22 aninhos!! Vou acompanhar sua trajetória porque sei desde já que será de muito sucesso!!

Deixe um Comentário